Iluminação Comercial Parte 02: Psicologia aplicada

O ponto de venda deve seduzir o consumidor e a iluminação atrai seu público alvo.

São tantas as alternativas para despertar o consumo que sempre é preciso inovar e aproveitar ao máximo os ambientes dos pontos de vendas, para mais do que atrair, fidelizar o cliente.

Deve ter, além de um estudo para saber o posicionamento dos móveis, organização, com a função de entreter, mostrar, atrair, encantar, divertir e também a iluminação. O ideal é ter um projeto que conversa com a proposta de marketing e identidade da loja.

Todo esse grupo de fatores é o que é responsável para que se tenha uma atmosfera que leve a compra, tem que ter um diferencial, já que o produto em si, acaba sendo o mesmo.

A loja se torna ferramenta para que o cliente perceba seu produto e valorize dos demais.

E a iluminação é o que cria todo o cenário para isso. Seja uma loja com produtos exclusivos, onde a luz deve ter um ar dramático e teatral, até as lojas mais populares que precisam de mais luz, bem claras e convidativas, quanto mais pessoas melhor.

Partindo dessa ideia de que a luz é uma ferramenta, a percepções das pessoas são inconscientes, mas que são exatamente entendidas, mesmo que elas não saibam o porquê. Não importa se a loja é grande ou pequena, o importante é que ela passa a mensagem desejada e que os clientes a entendam perfeitamente.

E a visão humana é o primeiro sentido atingido, e que determina o primeiro interesse no produto, sendo assim, a iluminação é peça chave.

Mas nessa questão de luz, não há receita a ser seguida a risca, e sim, definir o conceito da luz que devera ser aplicada com aquele objetivo de atrair aquele tipo de cliente.

No entanto, muitos lojistas acreditam que para desenvolver um bom projeto com um especialista terão um orçamento muito alto. Porém, não , a proporção de um custo da obra e um projeto de iluminação é baixíssimo, cerca de 1%, mas seu benefícios são inúmeros.

Abaixo fiz um gráfico de acordo com pesquisas que relatam que a iluminação de ambientes também define o público que o frequenta, é interessante que a luz com tons mais quente determina uma classe mais alta, enquanto a luz mais fria, uma classe mais popular.

GRAFICO

Isso, muitas das vezes, se tem por que, com o surgimento das lâmpadas tubulares e econômicas (tons mais frios), o custo de gasto e manutenção era bem mais barato do que as lâmpadas incandescentes (tons mais quentes), consequentemente determinava o tipo de loja e cliente que as frequentava.

Porem, existem casos que lojas populares estão se utilizando de cores quentes também, graças a tecnologia do LED que proporcionou mais economia.

Com bons profissionais e técnicas de iluminação, pode se surpreender com poucos recursos.

Mais que uma loja, crie um conceito

Quando se adquire um estabelecimento, o primeiro passo é criar um conceito para ele (claro que existem as franquias que já vem tudo pronto) mas, para aquele que não optou por isso, o conceito é fundamenta, pois tudo vai girar em torno dele, inclusive a iluminação. Existem milhares de lojas espalhadas por ai, nessa concorrência sem fim, mas por que sera que tem umas que se destacam, que nunca mais esquecemos e outras não?

Você sabe o que faz com que uma loja se sobressaia perante às demais?

Para uma loja ser especial, é preciso que ela saia do comum, que inove, que mexa com as pessoas, que as encante.

Assim, não estará vendendo só o produto, mas também uma imagem, cheio, luz, que ficara na mente para sempre.

01

Criando cenários com a iluminação para encantar

Nas grandes lojas, há a necessidade de se delimitar os espaços para quebrar aquela mesmice do ambiente geral, e a iluminação é uma das melhores aliadas para isso.

As luzes de focos são excelentes para isso, elas chamam atenção para o produto, fazendo como ilhas para cada tipo.

Se usa para destacar departamentos, seções ou mesmo outras propostas de comportamento num mesmo ambiente, esse espaço que ela ocupa recebe um tratamento que diferencia da vizinhança, como uma cor, ou tipo de lâmpada, algo que atraia os olhos dos clientes.

Utilizando os bons “spots” tanto embutidos, quanto de sobrepor, costumam dar um excelente resultado, mas tudo vai depender do projeto a ser seguido, pois existem diversas lâmpadas de foco no mercado, e cada caso é um caso.

Já nas lojas menores, essas luzes de foco, geralmente é utilizada em alguma prateleira, manequim, onde colocamos produtos que querermos que seja especialmente valorizado.

Ao mesmo tempo em que decoram a área, chamam atenção do público e sinalizam o espaço à distância.

Isso tudo é muito estudado pelo profissional para valorizar sua marca, seu espaço,

produzindo um maior encantamento dos clientes e aumentando as suas vendas.

Como funciona:

Tudo começa pela contratação de um bom especialista no assunto, já por que você investiu no ponto, e quer ter certeza que tudo dará certo.

A partir disso, se é feito uma análise profunda do tipo de negócio, estilo, publico alvo e outros detalhes que dependerá do ramo e do resultado que se deseja.

Sensação

Deve se proporcionar sensações, de acordo com seu conceito, claro que alguns irão se identificar, outros não, mas aí que funciona para captar seu publico alvo. Por meio de sons, cheiros, toque e visual.

Percepção subliminar

As mensagens subliminares as vezes nos manipulam e nem percebemos, e é isso o papel dela quando se é eficaz. Atingir nosso inconsciente que atua no nosso comportamento, fazemos ações e nem nos damos conta.

Capturando a atenção

O tamanho, Contraste, Cor,  Movimento, Sons, tudo influencia para se obter a atenção.Ainda mais em vendas, tudo se torna uma arma para que o objetivo de vender seja alcançado.

Ai, que entra a percepção dos clientes, quando eles tomam consciência de uma sensação, reconhecem o ambiente que esta belo e atraente.

Percepção de luminosidade

E a iluminação se torna protagonista nessa arte, como o cérebro elege um objeto onde há maior concentração de luminosidade, é ali que tem que se colocar a isca, para que a partir do objeto visto, ele observe os demais , 60% do julgamento  (inconsciente) de um produto se baseia na luz, então, se fizer corretamente, há uma grande chance de conseguir atrair seu cliente com eficácia.

Memória

Atingir a memoria é algo que poucas marcas conseguem, nesse mundo onde há um turbilhão de informações instantâneas, se apegar a uma marca é algo cada vez mais difícil, por isso , há cada vez mais profissionais que se dedicam ao marketing sensorial, onde mais do que vender, trabalhe as emoções das pessoas.

Para que um evento seja guardado na memória, várias informações são associadas, como sons, imagens, cheiros, sentimentos, como exemplo na figura abaixo ilustra um pouco desse caminho.

02

Depois de todas essas informações psicológicas sobre como a emoções, se bem atingidas pela ambiente, estimulam a maior compra, e a iluminação que atrai o cliente e o induz a comprar mais, você acha que um lighting designer ou designer de iluminação é importante?

Fazer um projeto de iluminação no comércio é essencial, não só tem como objetivo de iluminar, mas como atrair potenciais clientes e valorizar seus produtos.

Ela bem utilizada, cria várias atmosferas no ambiente, dando sensações que induzem ao consumo. Enchem os olhos dos clientes, os mesmos encantados, não resistem ao produto e acabam comprando, até mesmo sem querer.

Por isso, um especialista auxiliando, a chance de ter sucesso no seu empreendimento é quase que certo, pois ele vai analisar os mínimos detalhes para que seu objetivo seja alcançado e por mais que as pessoas não percebam, a iluminação influencia muito os desejos delas.

Então, se for esperto, você que tem u quer investir em um ponto de venda, pense nisso e veja que vale muito a pena.

 

Um beijo para todos meus leitores.

Má.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s